Fran Duarte

Voice Coach

Com uma voz potente e de muita personalidade, Fran Duarte é uma cantora com participação imponente na cena musical do Rio Grande do Sul. Escolhida pelas notas e acordes ainda criança, já que vem de uma família de músicos, Fran começou sua carreira profissional em 1992 quando passou a fazer parte no Coro da Sociedade de Cultura Musical. Em 1995, ingressou na banda Lucille. O grupo gravou dois CDs, Lucille e Rock in Bar, e ganhou grande projeção no sul do país durante os seus 12 anos de trajetória.

Ultrapassando o trabalho como cantora, também se dedicou a criação de trilhas sonoras para peças de teatro além de dar início a sua carreira de atriz em 2004. Em 2006 venceu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival de Teatro de Ibirubá (RS), com o espetáculo A Cigarra e a Formiga da Cia. De Teatro Atores Reunidos. Em 2009 foi indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante pela peça Amor com Humor Se Paga, da mesma companhia, no Festival de Teatro de Rua de Varginha (MG).

Em 2012 lançou o primeiro CD da sua carreira solo, Sol Da Manhã, que contou com participação de Zé Natálio (Papas da Língua) como produtor musical. Em 2013 e 2014 se apresentou por diversas cidades da Europa e Estados Unidos incluindo Bruxelas (BE), Lisboa (PT), Jackson (MS), Memphis (TN) e Chicago (IL).

Fran participou de todas as edições do Mississippi Delta Blues Festival, maior festival de blues da América Latina, que ocorre nas cidades de Caxias do Sul (RS), Gramado (RS) e Rio de Janeiro (RJ). A cantora também teve a oportunidade de atuar como solista por diversas vezes com as Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e Orquestra de Sopros de Garibaldi.

Em 2018 criou o projeto em homenagem a uma de suas maiores influências no show Fran Duarte Canta Aretha Franklin gerando grande repercussão e levando este trabalho para diversos palcos. Em 2019, escolhida entre diversos cantores, teve a oportunidade de participar do show da banda Cidade Negra na Aldeia SESC. Já no início de 2020 cantou na 20ª edição do Cosquín Rock, um dos maiores festivais do gênero da Argentina, com um público de 80 mil pessoas.

Neste mesmo ano produziu e atuou no espetáculo A Woman's Blues, que conta a história da trajetória feminina no gênero, além de também produzir o Nós Todo Mundo Festival, um dos primeiros do Brasil no formato online, contou com artistas de vários lugares do mundo, e lançar seu single Song For Me em todas as plataformas de streaming.

Como vocal coach, Fran Duarte atua desde 2000 ministrando aulas, masterclasses, workshops e oficinas de Técnica Vocal e Canto e Expressão. Sua formação contou com diversos professores como a cantora de lírica e de jazz Cíntia de Los Santos, cantora erudita norte-americana Martha Hair, o maestro Dr. Linus Lerner, a cantora erudita Lúcia Passos, o guitarrista e arranjador musical Alegre Correa, o músico percussionista e produtor do álbum "A Mulher do Fim do Mundo" (Elza Soares) Guilherme Kastrup, professor especialista em blues Connan Alves, o preparador de atores Christian Duurvoort (Ensaio Sobre a Cegueira) e os voice coaches Fernando Zimmerman e Luiza Lobo da Full Voice Studios onde possui Certificação de Formação Expert em Pedagogia Vocal. Fran também é graduanda em Licenciatura em Música pela Uniasseslvi.

>