Guilherme Rael

Voice Coach

Guilherme Rael – Voice Coach – cantor, multi-instrumentista, arranjador e professor, graduado em música pela UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Como cantor, músico, atua na cena musical do Rio de Janeiro desde início dos anos 80, seja em trabalhos autorais, festivais e mostras de música, como também em bandas de baile, bares, casas noturnas, bares, clubes, eventos em geral. Neste cenário atuou nas cinco posições comuns de uma banda de música popular: voz, guitarra, contrabaixo, bateria e teclado, o que o direcionou naturalmente, nos anos 90, para o interesse em produção musical e para o aprofundamento do estudo de Harmonia e Arranjo.

Além de Canto, leciona também: Arranjo, Harmonia Tradicional, Harmonia Funcional aplicada à música popular, Percepção Musical – leitura (solfejo) e escrita musical – Preparatório para os THE's (testes da habilidade específica) das universidades federais, entre outras disciplinas como Contraponto, História da Música, etc., aplicando a interdisciplinaridade entre todas. Também leciona Guitarra, Violão Popular, Contrabaixo, Teclado e Piano Popular, além de Leitura Rítmica Intensiva, direcionada a bateristas, percussionistas e a quem deseja aprimorar a precisão nesta seara.

Bacharel em Música – Arranjo – pela UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Estudou Harmonia com o mestre Ian Guest, guru de nomes de nossa música como Milton Nascimento, Djavan, Toninho Horta, Nelson Faria, entre tantos, com quem também estudou Musica Modal e Composição. Estudou Percepção Musical também no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical, especializado no Método Kodály, trazido da Hungria para o Brasil pelo mestre Ian.

Estudou Canto com Deco Fiori, Glória Calvente e as disciplinas de Técnica Vocal com Carol McDavit e Mirna Rubim na universidade.

Atualizando-se em Pedagogia Vocal, cursou Imersão em Pedagogia Vocal, Certificação Expert em Pedagogia Vocal e Mentoria, com os Professores Fernando Zimmermann e Luíza Lobo, do Full Voice Singing, do qual, hoje, faz parte do time de Voice Coaches licenciados.

Sua formação musical vem de berço, do fim dos anos 60, numa casa com ambiente musical profícuo, regada a saraus, serestas – onde o repertório vinha da música brasileira anterior aos anos 50, passando pela Bossa Nova e Jovem Guarda – e Hi-Fi's com o que rolava de Pop e Rock no exterior. Rádio e vitrola ligados todos os dias, alimentando a todos, em tempo real, com tudo que fora lançado no período, nacional e internacionalmente. Tudo isso contribuiu para constituir o prazer pelo ato de cantar, tocar instrumentos musicais e lidar com música desde a mais tenra idade, além de construir sua Identidade Musical. Seus estudos, de forma efetiva, começaram no fim dos anos 70, com violão, flauta-doce e teoria musical, tendo seu pai como professor.

Vem soltar a Voz comigo nesta estrada!

>