Marina Morais

Voice Coach

Com pai músico e mãe atriz, desde a infância esteve imersa em um contexto artístico. Com 4 anos de idade já se apresentava cantando e dançando em um grupo parafolclórico de Fortaleza, sua cidade natal. Durante o ensino fundamental, participou de diversas atividades artísticas na escola, que envolviam teatro, música e dança. Já no ensino médio, seus sonhos passaram a girar em torno da aeronáutica e astronomia. E foi só durante o segundo semestre do curso de Bacharelado em Física, depois de começar a participar de um grupo de canto coral, que sua paixão pela Música falou mais alto.

Um pouco antes de ingressar no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde se graduou, já estava participando de montagens de operetas, burletas e musicais de alguns grupos de teatro da cidade, como Grupo Balaio, Comédia Cearense, Ás de teatro, Grupo .COM e Coral da Artes Cênicas. Neste período de quase 10 anos, a sua paixão pelo Teatro Musical e pelos aspectos cênicos e interpretativos da canção se fortaleceu.

Deu seus primeiros passos no ensino de canto com a preparação vocal de alguns dos grupos de teatro que participava. E quando estava concluindo a faculdade, em 2012, conseguiu seu primeiro emprego como professora de canto em uma escola livre de música em Fortaleza, atuando em mais duas outras escolas, posteriormente. Em 2014 teve uma grande mudança profissional, quando começou a atuar na rede pública estadual do Ceará, como professora de Arte-Educação. Nesse período de 3 anos, reafirmou a sua paixão pela docência e vivenciou de perto os desafios do ensino de Artes e de Música na Educação Básica, tema que aprofundou em sua dissertação de Mestrado em Educação, em 2017, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Neste mesmo ano, tornou-se professora de Canto Popular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Canindé, onde leciona atualmente, dando aulas no curso de Licenciatura em Música e em cursos e projetos de extensão abertos à comunidade, como o "IF Vocal", grupo de canto coral que coordena desde 2017.

Na busca por uma formação mais aprofundada na área do ensino de canto, conheceu o Full Voice no final de 2019 e teve a oportunidade de participar do Ciclo de Atualização, da Certificação Expert e das Imersões em Pedagogia Vocal, além do processo de Mentoria para o Licenciamento no método Full Voice, o que lhe proporcionou um grande crescimento profissional. Desde então, vem fazendo cursos e workshops com outros importantes nomes da Pedagogia Vocal brasileira, como Joana Mariz, Mauro Fiuza, Mateus Corusse e Hugo Kerth. Além de sua experiência com canto coletivo, iniciou seus estudos como cantora solo com o professor Rafael Barreiros (SLS), e nos últimos anos teve aulas com Beto Sorolli (Belting contemporâneo), Luiza Lobo (Full Voice), Ana Luiza (Interpretação da canção popular) e Beatriz Lucci (Acting the song).

Eterna estudante, pretende continuar se aperfeiçoando como professora e como cantora, além de ter o desejo de realizar pesquisas acadêmicas na área do Canto e da Pedagogia Vocal. Acredita no poder transformador da Arte e da Educação, e deseja contribuir para um ensino de canto que valorize a expressão individual de cada cantor, em um ambiente de aprendizagem acolhedor e dialógico.

>