Maytê Corrêa

Voice Coach

Maytê Corrêa, é cantora e compositora, professora de canto e Educação Musical, nasceu em Curitiba e está radicada no Rio de Janeiro desde 2009, onde desenvolve sua carreira artística.

Graduada em Licenciatura em Música pela UNESPAR, e pós-graduada em Educação Especial Inclusiva. Estudou canto nas melhores instituições de música do país, como o Conservatório de MPB de Curitiba, o Conservatório de Música de Tatuí, a Escola Portátil de Música na UNIRIO, e nos mais importantes festivais de música do Brasil. Cantou durante 8 anos em grupos vocais, como o Grupo de MPB da UFPR e o Grupo de Música Étnica Bayaka, com este último gravou 3 CDs. Em 2014 foi finalista do Concurso Novos Bambas do Velho Samba do Carioca da Gema - Rio de Janeiro.

Maytê leciona aulas de canto desde 2002, além de ministrar sua Oficina de Canto "A Técnica Vocal Cai no Samba", que já foi realizada no Rio de Janeiro e em Curitiba em espaços como A Pedra do Sal, Conservatório de MPB e Casa da Tia Ciata. Em sua trajetória, marcada pela pesquisa, interpretação e composição de samba, a cantora se destaca no cenário musical, por ser possuidora de um belíssimo
timbre, que a identifica logo na primeira audição, e pela carga emocional que imprime
a cada canção interpretada.

Seu primeiro CD, lançado em 2011, intitulado “Deixa o samba ir”, traz composições próprias da cantora, e firmando importantes parcerias com compositores como Arlindo Cruz, Wanderley Monteiro, Ratinho e Toninho Nascimento, todos compositores de renome no cenário nacional. Maytê chega a este primeiro registro gravado após muitos anos de pesquisa do samba, intensificada com o projeto Clara Evidência – Maytê Corrêa canta Clara Nunes, concebido em 2005, no qual  homenageou a “Mineira Guerreira”, em vários palcos do Paraná e no Rio de Janeiro.

Nesses 15 anos de carreira profissional da artista não há como não considerar originalidade o fato de ela, cantora e compositora, ingressar no cenário artístico de Curitiba, em projetos culturais como a Oficina de Música de Curitiba, Música nos Parques, entre outros espaços da cidade, como teatros e casas de show, e Rio de Janeiro, cantando em grandes casas, como Rio Scenarium e Sala Baden Powell, com respeitosa aceitação.

Também não há como não se chamar de originalidade o fato de Maytê Corrêa ter assinado, num primeiro registro, inspiradas composições, onde melodias refinadas estão sempre à disposição da dignidade do samba e de seu vértice de excelência.

Artista que concilia adesão popular e da crítica especializada, gravou, em 2015, no Teatro Paiol, seu primeiro DVD, viabilizado pela Lei no Mecenato Municipal de Incentivo, batizado com o nome de sua estreia solo: Deixa o Samba Ir. Neste trabalho, que contou com arranjos e direção musical de Abel Luiz, e direção artística de André Bezerra. No palco, o público presente não só viu as canções inéditas de Maytê, Ratinho, Abel Luiz, como as presenciou em novos arranjos, além de inéditas e uma versão do clássico Nasci pra Sonhar e Cantar, pérola da bamba Dona Ivone Lara.

O DVD foi lançado em outubro de 2016 no Teatro do SESI, e Leci Brandão, foi a convidada especial de Maytê Corrêa.

Atualmente Maytê Corrêa canta em projetos como a Roda de Samba da Cabaça, na Pedra do Sal/RJ, projeto realizado em parceria com a bisneta da Tia Ciata, além de realizar a Roda de Samba da Maytê Corrêa em diversos espaços culturais do Rio de Janeiro, e o projeto Mina do Samba, roda de samba protagonizada por mulheres que se apresenta em locais históricos do Rio de Janeiro.

>