• Post author:

Quando falo que sou professora de canto e técnica vocal, a coisa que mais me perguntam é se qualquer pessoa consegue aprender a cantar. Normalmente, essa pergunta vem acompanhada de um comentário como: “mas tem uns que não têm jeito, né?”. Ou então: “mas tem gente que já vem com um dom, certo?”.

É natural termos mais facilidade em determinadas áreas e certas dificuldades em outras. Isso é algo que faz sermos diferentes e únicos. Mas o problema é que no mundo artístico, diferente de áreas como engenharia ou medicina, é costume atribuir a excelência na profissão a um dom sem estudo.

Não existe um bom cantor sem muitas horas de treinos, ensaios, dedicação. Nem um ator sem prática ou um escultor que nunca esculpiu nada e de repente criou uma linda obra.

Então você vai dizer: “mas e o cantor X que nunca fez aulas de canto?”. Beleza, ele pode não ter estudado formalmente, mas com certeza praticou bastante a sua voz e, se tiver longevidade e saúde vocal, teve a sorte de fazer isso da forma correta mesmo sem orientação. Isso acontece com vários artistas, você pode até chamar de dom. Eu chamo de sorte mesmo, pois é muito comum encontrarmos cantores profissionais destruindo suas vozes por nunca terem buscado apoio profissional.

A maioria das pessoas (sim, a maioria!) precisa de orientação. Afinal, não usamos nosso instrumento para cantar da mesma forma que controlamos para a fala.

Mas será possível mesmo cantar bem até quem não consegue afinar nota nenhuma, tem um timbre esquisito, uma voz feia, extensão vocal limitada etc?

Minha resposta é: SIM! Todos que possuem um sistema fonador e audição saudável podem aprender a cantar, por maior que sejam as limitações ou dificuldades. Mas é fundamental que você tenha uma excelente orientação para conseguir realmente evoluir.

O processo de cantar bem para quem está iniciando envolve muito mais do que apenas alguns ajustes técnicos. Posso ser suspeita para falar, mas o processo de aprendizado do canto envolve um universo lindo de descoberta de novas experiências musicais, sentidos, coordenação do nosso corpo e controle das nossas expectativas, ansiedades e frustrações. É um aprendizado pra vida ❤

Por isso, vou falar um pouco sobre vivência musical, controle do nosso instrumento e persistência e paciência. São todos aspectos fundamentais para quem quer aprender a cantar.

Vivência Musical

Algumas pessoas são musicalizadas desde muito cedo em casa, recebem estímulos e incentivos, enquanto outras não. Esse é um fator suuuper relacionado com aquele “dom”, sabe? Essa vivência desde cedo proporciona um entendimento sobre afinação e ritmo fundamental para o cantor.

Muitas vezes, quem começa do zero, vai ter que se musicalizar do zero. Basicamente, vai ser descoberta na forma de escutar músicas, aprender repertórios, ouvir e prestar atenção em elementos musicais que não reparava antes.

Controle e coordenação

Essa é a parte mais técnica do aprendizado e o porquê todos podem aprender a cantar. Temos que aprender a controlar e coordenar movimentos do nosso corpo de uma forma que normalmente não estamos habituados a fazer.

Luiza Lobo durante aula no Full Voice

Nosso sistema fonador é complexo, envolvemos uma série de músculos e movimentos para falar e cantar. No entanto, quando cantamos, a complexidade e as possibilidades aumentam. A maioria das pessoas não consegue encontrar sozinha o controle e a coordenação correta para cada estilo musical, demanda de extensão vocal, timbre etc.

Vou te dar um exemplo: eu sou super desengonçada pra dançar! Tem gente que quando toca qualquer música já sai dançando. Movimentos bonitos, coordenados, no tempo certo. Pega coreografia só de olhar rapidinho em um vídeo.

Enquanto isso, eu já tentei dançar sozinha em casa, ficar horas vendo vídeos de coreografias e nada deu muito certo. Já também ouvi o comentário de que eu tinha “a delicadeza de um elefante dançando”. Daí você já entende que eu não tenho “dom” pra dançar 😅

Mas a verdade é que em alguns períodos que fiz aulas de dança e tive boas orientações eu me saí muito bem! Em 2008 passei um tempo em Buenos Aires estudando tango, todos os dias eu saía para dançar e, além de não pisar no pé de ninguém, era bem requisitada por quem já era experiente. Mesmo depois que voltei para o Brasil, continuei fazendo aulas e era uma das mais avançadas da turma. Parecia um milagre!!!

Por isso a orientação é super necessária. Quanto maior for a sua dificuldade, mais difícil vai ser você conseguir se desenvolver sem orientação. Pode ser que demore muito tempo pra você conseguir chegar no resultado que quer, pode ser que nunca chegue. Aí você vai achar que não tem dom, quando na verdade não teve a sabedoria de procurar um profissional que saiba fazer você chegar no resultado que quer 🙄

Persistência e paciência

Para aprender a cantar bem é preciso persistência e paciência. Nada se constrói de um dia para o outro e com a voz não poderia ser diferente.

Embora em todas as aulas meus alunos tenham resultado e melhoras significativas em sua voz, é um processo de construção, de aprendizado, de adquirir novas memórias musculares, coordenações motoras que precisam de prática e de tempo para ficarem firmes.

A ansiedade é inimiga do nosso desenvolvimento vocal. Muitas vezes conseguimos um ótimo resultado em apenas uma aula, mas para firmar aquele som e repeti-lo naturalmente, é preciso mais tempo.

Além disso, quanto maior forem nossos vícios vocais, dificuldades, falta de controle vocal e de entendimento do instrumento, mais ainda é preciso ter persistência e paciência.

Por isso, aqui novamente entra o papel de um excelente profissional para te ajudar. É normal nos deparamos com dificuldades que são próprias do processo de aprendizado, mas sem orientação, é provável nos sentirmos perdidos e desmotivados 😕.

O Voice Coach preparado vai saber orientar todo o seu processo de evolução vocal, mapeando etapas do aprendizado, onde estão suas principais dificuldades e o caminho resolvê-las.

Todos podem aprender a cantar, mas se existe uma fórmula mágica é a seguinte: 1% de talento, 99% de dedicação com boa orientação (para você praticar da forma certa).

E se você precisa de uma ajuda ou aquele empurrãozinho para começar a cantar do jeito que sempre sonhou, então entre em contato com nossa equipe que vamos ter muito prazer em te ajudar!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Oferecemos Aulas de Canto Online, Cursos e Treinamentos para Iniciantes, Amadores, Profissionais e Professores de Canto. Uma escola completa para você! Quero Conhecer

Luiza Lobo

Luiza Lobo é Voice Coach e diretora/co-fundadora do Full Voice Studios®, especialista em Ciências da Voz pela Universidade de Coimbra. Dedica-se a explorar o máximo potencial vocal e artístico de cada pessoa e está constantemente se atualizando em cursos no Brasil e exterior para aprimorar o método do Full Voice Studios®.
>