JUNTE-SE A MAIS DE 15.000 ESTRELAS DA VOZ​Cadastre-se já e receba conteúdos exclusivos e com prioridade​

Em aulas é quase de praxe que o clima de descontração e satisfação predomine. Normalmente os resultados dos exercícios (ainda que apenas no âmbito funcional, e não necessariamente musical) costumam entusiasmar professor e aluno e envolver ambos no desenvolvimento vocal. Todavia, sempre temos aquele período (em tudo nessa nossa vida) em que uma baixa auto-estima bate e nos questionamos a respeito do nosso desenvolvimento como cantores, artistas e porta-vozes das emoções. Isso mostra quão vulneráveis nós somos a nós mesmos e aos nossos pensamentos.

Nesses períodos, resultados positivos não vão nos soar tão positivos assim. Mesmo que entendamos o caminho, não nos vemos chegando ao nosso destino. E isso é ABSOLUTAMENTE NORMAL, pessoal. É normal nos questionarmos e enfrentarmos essas turbulências no nosso desenvolvimento artístico. Por isso, estar sempre com um professor que lhe dê segurança e incentivo é importante para nos mantermos ativos e FOCADOS. Foco é primordial e indispensável. Foco nos resultados que estamos tendo e que queremos obter. E uma boa relação com seu professor para que ele lhe explique o caminho que vocês estão seguindo juntos rumo ao seu desenvolvimento pleno.

Determinação é importantíssima também pois será o combustível para nos mantermos na ativa, sem desistir por qualquer percalço e prosseguirmos com FOCO (novamente). Você nunca vai ouvir uma história de sucesso, de superação, uma daquelas histórias que servem de EXEMPLO para todos nós, que não envolva muito foco e MUITA (mas MUITA MESMO) determinação. Seja para emagrecer, para passar num concurso público, num vestibular, para conseguir adquirir algo, TUDO que nos demanda superação pede foco e determinação. No campo do canto e da técnica vocal, também é possível se superar e conseguir o melhor de si. Mas, muitas vezes, só foco e determinação não bastam. É por isso que, no título, eu também citei “um pouco de paciência”.

Vivemos num mundo cada vez mais corrido. As informações nos chegam muito rapidamente e vemos inúmeros prodígios cantantes. Verdadeiros talentos natos que, muitas vezes, aos 10 ou 11 anos já estão “bombando” seus vídeos no YouTube com performances dignas de aplausos de pé. Existem os talentos natos, daqueles que nunca estudaram canto mas abrem a boca e soam como anjos? Claro que sim. Mas existem também os GRANDES exemplos de superação, dedicação e talentos verdadeiramente lapidados (quando não construídos). Mas isso, normalmente, demanda tempo. O próprio Luciano Pavarotti, em entrevista a Jerome Hines, diz que para dominar as suas passagens levou 6 anos de estudos ininterruptos (sempre acompanhado de algum professor). Nessa entrevista ele ainda diz que o começo do processo é muito deprimente pois ele soava muito estranho, apertado. Mas o Pavarotti que nós conhecemos falou isso? Isso mesmo! Está lá no livro “Great singers on great singing”, de Jerome Hines. E todo esse processo demandou foco, determinação e uma boa pitada de paciência. Paciência com ele mesmo e com seu instrumento.

Além disso tudo, é importante termos em mente que não vamos, NUNCA, soarmos exatamente igual a algum ídolo nosso. Teremos sempre as nossas próprias características, nossa própria identidade. Seria triste, na verdade, para o mundo da arte, se tivéssemos apenas cópias uns dos outros. O Maestro Marconi Araújo, em seu livro “Belting Contemporâneo” fala algo muito bacana sobre isso. Diz ele: “(…) a cópia é apenas um reflexo pálido do original. Se você sabe cantar igual a cantora americana Mariah Carey, bom para você! Mas por mais que você se esforce só vai existir uma Mariah, você vai ser sempre a cópia. Seja original e descubra os seus “special features“. Isso me diz muito sobre o processo pleno de desenvolvimento vocal, foco, determinação e paciência.

Cantar é um ato de descoberta, de auto-exploração, de dedicação e de imenso PRAZER! Premie-se mais pelos seus êxitos, foque nos seus objetivos sem ser carrasco de si mesmo. Determine-se a resultados, seja paciente com seu instrumento. Ache um bom professor que possa lhe guiar com segurança e aproveite o caminho. Nada melhor que chegar a um destino tendo aproveitado cada passo do caminho.

Até a próxima!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Oferecemos Aulas de Canto Presenciais e Online, Cursos e Treinamentos para Iniciantes, Amadores, Profissionais e Professores de Canto. Uma escola completa para você!

Fernando Zimmermann

Co-fundador do Full Voice Studios e Voice Coach de cantores do Brasil e do mundo, Fernando ajuda cantores e cantoras de todos os estilos a desenvolverem não apenas o máximo potencial vocal, mas também a plenitude artística e pessoal.
  • Muito bom! É sempre bom ter alguém que nos incentive e ilumine essa nossa eterna busca por uma expressão autêntica. Procuro oferecer isto para meus alunos, mas confesso que também sinto falta de meus mestres me dando este suporte.

  • >