Muitas pessoas que chegam aqui no Full Voice questionam se realmente qualquer pessoa pode cantar bem.
Pessoas comuns, sem nenhuma relação com a música, normalmente acham que cantar bem é para poucos que nascem com um determinado tipo de dom.

Por outro lado, mesmo profissionais da música chegam a pensar que só existe um jeito de usar a voz corretamente no canto. Esse jeito é o que normalmente sempre usaram suas vozes.

Em comum, ambos profissionais da voz ou cantores apenas de chuveiro parecem apresentar uma tendência curiosa de questionar a validade de uma aula de canto.

Será que é possível aprender a cantar bem? Qualquer pessoa pode cantar? Ou ainda: será que é possível aprimorar a voz para vencer limitações como:

  • Falta de fôlego;
  • Falta de agudos;
  • Cansaço ao cantar;
  • Falta de projeção ou potência vocal;
  • Falta de um timbre adequado para o estilo;
  • E muitos tantos outros.

Neste artigo, você saberá:

Por onde começar?

Aprender a cantar ou a aprimorar a sua técnica vocal é um caminho que pode ser longo, mas também muito gratificante.

O começo da trajetória de desenvolvimento vocal para o canto vai depender bastante do seu momento atual.
Inicialmente é preciso, então, realizar uma avaliação de como está sua voz e uma série de outros aspectos relacionados ao canto.

Aqui no Full Voice nós temos uma Aula de Diagnóstico Vocal que avalia aspectos que vão desde afinação, ritmo até comportamentos vocais diversos.

A ideia dessa aula de canto inicial é deixar claro para ambos, professor e aluno, o que será trabalhado nas aulas que virão na sequência.

Se você quiser saber mais sobre a aula de diagnóstico vocal do Full Voice, veja o nosso artigo!

O professor Fernando Zimmermann e sua aluna durante aula de canto

Ainda que você escolha não fazer aulas de canto regularmente, esse “pontapé inicial” vai deixar claro pra você qual o caminho que você deve seguir para se desenvolver no canto e na técnica vocal!

Independentemente do seu envolvimento com a música, seja iniciante, amador ou profissional, se você deseja se aprimorar tenha clareza de como está sua situação atual!

É como já diria aquele famoso aforismo: “Conhece-te a ti mesmo”!

Qual o passo-a-passo para cantar bem?

Pode até parecer pretensioso definirmos um passo-a-passo para algo tão complexo e rico quanto o ato de cantar, mas no Full Voice nós temos um método que deixa tudo mais claro e objetivo.

Por isso conseguimos trazer, em cada aula de canto, uma série de aspectos a serem trabalhados num programa progressivo de aprimoramento vocal e musical.

Assim fica mais fácil de eu expor pra você, a seguir, o passo-a-passo pra você cantar bem ou dominar sua voz e elevá-la a níveis de verdadeiras estrelas da voz!

Passo 1: Entenda de uma vez por todas que todo mundo pode cantar bem!

Pode até parecer redundante nos dias de hoje falar isso, mas se você não crê que é possível aprender a cantar bem ou dominar a sua voz, você realmente nunca vai evoluir no canto (e em quase nada da sua vida, na verdade).

E a explicação é simples: uma mente que não crê no aprendizado não se abre para ele!

Numa aula de canto é essencial que você esteja muito presente para cada habilidade que está sendo desenvolvida.

Essa habilidade pode ser afinação, ritmo, notas agudas, notas graves, respiração, enfim, uma série de fundamentos básicos do cantar.

Imagine que é como aprender a tocar um instrumento, mas esse instrumento você não vê, apenas ouve, e ele é você mesmo ou você mesma!

Com uma metodologia clara de estudos, um plano certo, é possível você desenvolver todos esses fundamentos e ter resultados que sempre quis, mas jamais imaginou!

Então o recado inicial é: abra-se para o aprendizado e aceite que você pode sim cantar bem!

Bel. aluna de canto do Full Voice

Passo 2: Afine seu ouvido e sua voz!

Um dos aspectos mais cruciais de qualquer aprendizado que envolva música é justamente o de desenvolver a percepção rítmica e melódica.

Isso vai se traduzir, no canto, em uma emissão que sabe para onde deve ir e qual andamento seguir.

A boa notícia pra quem se acha super desafinado(a) ou sem ritmo é que essa percepção é totalmente “treinável”!

Numa aula de canto sempre é possível trabalhar aspectos musicais mais básicos como afinação, ritmo e o desenvolvimento de uma linguagem musical.

A maioria das pessoas não possuem limitações a respeito de afinação e ritmo, mas ainda que você se sinta limitado(a) nesse campo, ter a ajuda de um(a) professor(a) de canto pode ser o auxílio que faltava pra começar a se sentir mais confiante pra soltar a voz! Veja o nosso curso online Afine sua Voz e comece a treinar já!

Passo 3: Aprenda a usar o seu ar!

O nosso instrumento vocal é muito curioso! Ele é uma mistura de instrumento de corda (por causa das cordas/pregas vocais) com um instrumento de sopro.

E por ter uma certa semelhança com o instrumento de sopro é necessário que saibamos como administrar o ar que usaremos para produzir nosso som vocal.

Por essa razão uma aula de canto sempre traz aspectos que permeiam o controle do fluxo de ar!

A Luiza Lobo escreveu um artigo chamado Respiração no Canto: Benefícios e Como Praticar. Indico que o leia também pra entender um pouco mais sobre esse fundamento importante da produção vocal.

Você também poderá entender, nas 4 super aulas do curso Respiração para o Canto, como ter o controle definitivo da sua respiração e libertar seu canto!

Passo 4: Explore as diversas possibilidades das suas pregas vocais!

Sabe aquelas vozes que você se impressiona com a capacidade de criar diversas notas e texturas diferentes para o som?

Grandes estrelas da voz sabem como usar o potencial das nossas pregas vocais para criar esses diferentes sons.
Elas são como o motor da nossa voz e são as responsáveis por produzir notas graves, notas agudas, sons mais consistentes, com mais pegada, ou ainda sons mais soprosos e sussurrados.

Uma aula de canto estruturada sempre vai te conduzir para explorar uma série de sons diferentes.

Helena, aluna de canto do Full Voice

Essa condução é feita através de exercícios vocais previamente selecionados por um(a) Voice Coach que entende as suas demandas!

Se você quiser saber um pouco mais sobre exercícios vocais, nós também temos um artigo aqui no Blog a respeito do assunto!

Passo 5: Aprenda a “moldar” a sua voz com sua articulação!

Lembra que eu mencionei antes que a voz é um misto de instrumento de corda com instrumento de sopro?

Então! Todo som gerado nas pregas vocais vai passar pela nossa laringe, faringe, cavidade oral e às vezes até pela cavidade nasal. Todo esse caminho forma uma espécie de tubo, que também é presente em instrumentos de sopro.

Cada instrumento de sopro terá um tubo de um determinado tamanho e formato.

No nosso caso, a maneira como articulamos os sons muda o formato do nosso tubo e, consequentemente, o timbre da nossa voz.

Por isso que numa aula de canto, um dos pontos chave para o aprimoramento vocal é justamente aprendermos a moldar nosso som.

Essa estratégia permite que você adeque a sua voz a qualquer estilo musical que você queira cantar, além de dar ferramentas pra que você deixe sua voz mais bonita e harmoniosa! (Adeus voz de “taquara rachada”)!

Passo 6: Aprenda os embelezamentos do canto!

Vibratos, melismas, portamentos, glissandos e distorções vocais são alguns dos diferentes ornamentos e efeitos possíveis de produzirmos com nossa voz.

Eles deixam o canto mais rico, interpretativo e cheio de texturas extras.

Usados há séculos, os ornamentos e efeitos estão por toda parte em qualquer estilo musical.

Um dos fundamentos abordados em aulas de canto também é o de desenvolvimento dos ornamentos e efeitos na sua voz!

Passo 7: Mexa-se e entregue-se à música!

Uma performance cantada não se limita apenas ao som vocal e ao domínio de uma série de fundamentos que serão expressos pela sua voz.

Uma performance cantada sempre traz consigo uma apresentação com movimentos, expressões e talvez até danças.

Por isso é tão importante você entender a performance de palco (ainda que seu palco seja apenas o seu chuveiro ou um churrasco entre amigos)!

Uma aula de canto sempre vai ser um espaço onde você poderá explorar uma série de possibilidades de movimentos e performance!

Além de elevar o nível das suas apresentações, você vai perceber que a conexão que você cria com a música e com a mensagem que está sendo passada tende a ser ainda mais profunda!

aluno de canto durante performance

Mas e então como funciona uma aula de canto?

Agora que você já sabe os 7 passos fundamentais para você se desenvolver no canto, vou organizar a informação de como funciona uma aula de canto.

Você percebeu que eu já escrevi acima como cada passo pode ser abordado durante seu encontro com seu(sua) professor(a) de canto, certo?

Mas vou resumir aqui pra você entender bem direitinho.

Um aula de canto sempre é baseada nas suas necessidades e no seu momento de desenvolvimento.

Por isso um iniciante terá uma aula bem diferente de um profissional que busca apenas aprimoramento técnico.

Mas, de maneira geral, o(a) professor(a) vai avaliar as suas condições musicais/vocais, vai elaborar um objetivo pra cada encontro e vai trabalhar com você através de exercícios vocais e dinâmicas musicais.

Cada exercício ou dinâmica visa trazer algum resultado, algum benefício para seu canto.

Ao final da aula você “testa” tudo que aprendeu aplicando sua voz (e sua nova técnica) em alguma música do repertório da sua escolha!

Você leva as tarefas para casa, pratica durante uma semana e retorna para seu(sua) professor(a) com novidades e novas demandas.

Assim o ciclo de entender suas necessidades, prescrever exercícios e dinâmicas se reinicia!

Dessa maneira você vai, aula após aula, desenvolvendo todos os fundamentos e habilidades que precisa para cantar bem ou dominar sua voz!

Então posso me tornar uma Estrela da Voz?

Mas é claro! Com o método certo, o plano certo feito pra você e treinando os fundamentos certos, com bastante clareza, você vai trilhar uma trajetória vocal de sucesso!

Aqui no Full Voice já atendemos centenas de alunos de diversas partes do Brasil e do mundo, sempre trazendo muitos resultados para cada um, independentemente do nível e do estilo cantado!

Se você estiver disposto a aprender ou melhorar seu canto, você pode sim se tornar uma Estrela da Voz (ainda que seja do Karaokê ou da reunião com os amigos)!

show Full Voice Fest SP

E qual o próximo passo?

Esse é com você!

O próximo passo é você dar uma chance a você, a sua voz, e escrever pra nós!

Nós temos o método certo pra te ajudar a Descobrir a Sua Voz, Cantar com Confiança e Trilhar a Sua Trajetória Vocal de Sucesso!

Cola em “nóis” que é Full Voice!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Oferecemos Aulas de Canto Online, Cursos e Treinamentos para Iniciantes, Amadores, Profissionais e Professores de Canto. Uma escola completa para você! Quero Conhecer

Fernando Zimmermann

Co-fundador do Full Voice Studios e Voice Coach de cantores do Brasil e do mundo, Fernando ajuda cantores e cantoras de todos os estilos a desenvolverem não apenas o máximo potencial vocal, mas também a plenitude artística e pessoal.
  • Que texto incrível! Me lembro de quando cheguei no Full Voice. O que mais me impactou foi a estrutura da aula, algo que eu nunca tinha experimentado antes, tudo mais claro e objetivo, direto ao ponto e o melhor eu tive que cantar na primeira aula aplicando tudo que a minha Voice Coach me ensinou ali. Foi um marco na minha vida como cantora, eu tenho tanto orgulho em ter me lapidado como cantora no Full Voice, afinal são 4 anos! mas não só isso, também me capacitei como professora de canto com o melhor método que eu pude encontrar. Realmente eu descobri um ouro, algo muito precioso que além de vocês Fernando e Luiza ensinarem com tanta maestria, também tem uma filosofia fantástica que dialoga com todo aluno cantor e aluno professor também que entra no Studio. Só quem passou e ainda continua no Full Voice sabem do que estou falando.

  • >