JUNTE-SE A MAIS DE 15.000 ESTRELAS DA VOZ​Cadastre-se já e receba conteúdos exclusivos e com prioridade​

Você já deve ter ouvido falar que a respiração correta para o canto é um dos fundamentos de uma boa técnica e de uma voz saudável.

Mas quais são os reais benefícios de se estudar a respiração para o canto e como praticá-la da forma certa? 😎😎😎

Ahhh… antes de tudo, quero aproveitar pra te contar que temos um curso super completo de Respiração para o Canto. Lá explicamos as bases fisiológicas, os tipos de respiração, exercícios práticos e exercícios direcionados para o estudo das músicas.

Qual a função do ar durante a emissão vocal?

Para responder as perguntas acima, é importante que você entenda a função do ar durante a emissão vocal. Eu gosto de dizer que o ar é o combustível da nossa voz, pois não existe som se não houver fluxo de ar.

O ar que sai dos pulmões passa pelas pregas vocais, que vibram, e o som é criado. Depois, esse som é moldado e amplificado no nosso trato vocal.

Por isso, basicamente o controle do fluxo de ar vai influenciar em como o som será criado e também na duração e intensidade do som. Como resultado, uma boa respiração pode nos trazer uma emissão vocal mais equilibrada, maior controle de sustentação e dinâmicas (controle de volumes).

Técnicas de respiração para o canto

Existem diferentes técnicas de respiração e diferentes exercícios que você pode fazer. Uma das técnicas mais famosas no canto é a da respiração diafragmática. Basicamente consiste em intensificar a ação do diafragma durante a respiração através de movimentos controlados na região abdominal. Você encontrará exercícios específicos de respiração diafragmática neste texto: exercícios de respiração para o canto.

Outro tipo de respiração bastante difundida no canto é a da respiração intercostal, que é uma estratégia mais focada na ação dos músculos intercostais. Experimente colocar suas mãos nas costelas e inspire fundo. Na respiração intercostal, você deve perceber uma expansão e abertura de costelas durante a inspiração. Você pode utilizar uma faixa elástica (aquelas que se utilizam em pilates, academias) para controlar e visualizar os movimentos inspiratórios.

Ainda, algumas técnicas misturam as duas estratégias acima e resultam na chamada respiração costo abdominal ou costo diafragmática abdominal. Nesse caso, é necessário controlar tanto os movimentos dos intercostais quanto da parede abdominal (esta última vai atuar na ação do diafragma).

São técnicas, nomes e estratégias diferentes (você pode encontrar ainda outros por aí).

Então, como sabemos qual é a melhor respiração no canto e a melhor forma de praticá-la?

A resposta é simples: experimente! (de preferência com orientação 😉)

Em muitos anos como professora de canto, percebi que não há uma estratégia que funciona para todos. A forma mais efetiva de ensinar respiração para o canto é entender como deixá-la natural e fácil para cada pessoa, atendendo às necessidades dos repertórios. Somos diferentes, por isso existem técnicas diferentes.

Luiza Lobo dando aula de canto

A respiração correta precisa ser acessível, descomplicada. Nada de contrair um monte de coisas ou ficar pensando em respiração o tempo inteiro quando canta. A maioria das pessoas, inclusive, já tem uma respiração bem adequada para cantar.

Além disso, apenas exercícios de respiração não vão fazer você cantar bem. O foco excessivo na respiração é um MITO do canto e da técnica vocal. Veja o nosso e-book sobre os 10 Maiores Mitos sobre Canto e Técnica Vocal.

Dica

Para a sua prática, minha dica final é: independente da técnica de respiração escolhida, não fique treinando apenas os movimentos respiratórios. O mais importante para cantar bem é ter um equilíbrio entre a coordenação de fluxo de ar com a musculatura das pregas vocais.

Dá uma olhada também no nosso curso de Respiração para o Canto. Lá você vai aprender bastante sobre técnicas efetivas e exercícios que trabalham controle e equilíbrio de fluxo aéreo de forma bem prática.

Conta nos comentários se você utiliza alguma técnica de respiração, já praticou algum exercício e o que funcionou e não funcionou para você. Eu vou adorar saber!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Oferecemos Aulas de Canto Presenciais e Online, Cursos e Treinamentos para Iniciantes, Amadores, Profissionais e Professores de Canto. Uma escola completa para você!

Quero Conhecer
>