JUNTE-SE A MAIS DE 15.000 ESTRELAS DA VOZ​Cadastre-se já e receba conteúdos exclusivos e com prioridade​

Aquecer a voz corretamente pode ser fundamental para garantir uma boa performance e saúde vocal. Mas você sabe fazer isso? Fica comigo até o final do texto que vou te dar dicas preciosas 😉

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que um aquecimento vocal eficiente deve resultar em melhor condicionamento laríngeo, maior controle vocal e até mesmo prover mais segurança na hora de cantar. Para saber mais sobre os Benefícios do Aquecimento Vocal, clique aqui.

Etapas do Aquecimento Vocal

No Full Voice Studios® nós ensinamos e montamos rotinas baseadas em 4 etapas essenciais para um aquecimento vocal eficiente. São elas: PREPARAÇÃO, FACILITAÇÃO, MAXIMIZAÇÃO e FECHAMENTO.

Essas etapas estão no nosso curso online Aqueça Sua Voz. Com ele, você pode compreender ainda mais sobre elas, como praticar exercícios recomendados para cada etapa e também aprender a personalizar os exercícios para você.

Etapa 1 – Preparação

Esse é o momento para dar aquela “acordada” na voz e no corpo. Você pode incluir alongamentos corporais, exercícios de respiração e até mesmo exercícios vocais leves como glissandos livres e vibrações labiais.

Etapa 2 – Facilitação:

Nessa etapa você deve buscar exercícios que ajudem a ampliar sua extensão vocal de maneira fácil e de acordo com as demandas do seu repertório. O objetivo é facilitar o acesso às notas que você irá precisar cantar.

No vídeo a seguir, o Fernando Zimmermann passa alguns exercícios que podem funcionar para você nessa etapa:

Etapa 3 – Maximização:

Na etapa de maximização os exercícios passam a ser mais elaborados e mais próximos do uso vocal durante a música. Você pode experimentar exercícios com vogais mais aberta, com repetições e sustentações.
Cuidado: não utilize exercícios novos ou difíceis para o seu nível técnico nesta etapa. O objetivo é firmar os bons comportamentos e não forçar a sua voz.

Etapa 4 – Fechamento:

Para fechar o aquecimento vocal, experimente colocar partes de exercícios na melodia de músicas e também cantar trechos de músicas com a letra.

Dicas extras: escolha um local tranquilo para seu aquecimento vocal e faça imediatamente antes da sua performance ou treino. Não adianta aquecer a voz 1h antes do shows, ok?

Além disso, lembre-se de que o tempo médio deve ser de 15 minutos. Muito mais do que isso já é treino vocal

Gostou dessas etapas? Deixe aqui o seu comentário sobre como você faz o seu aquecimento vocal 😊

Ahhh… e não esquece que você não está sozinho(a) nessa, viu? Se precisar de ajuda para criar sua rotina de aquecimentos, quero reforçar que o Full Voice Studios® tem um treinamento incrível sobre aquecimento vocal com uma rotina prontinha para você. Mais infos aqui: https://fullvoice.com.br/aqueca-sua-voz/.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Oferecemos Aulas de Canto Presenciais e Online, Cursos e Treinamentos para Iniciantes, Amadores, Profissionais e Professores de Canto. Uma escola completa para você!

Quero Conhecer
>