JUNTE-SE A MAIS DE 15.000 ESTRELAS DA VOZ​Cadastre-se já e receba conteúdos exclusivos e com prioridade​

Alguns estudantes de canto e técnica vocal se questionam (e me questionam) para que servem os vocalizes. Ou para que serve um determinado exercício, ou até mesmo uma dada sequência de vocalizes (como são chamados os exercícios vocais).

Primeiramente vamos descrever os exercícios de voz (para os menos habituados com esse mundo). Os vocalizes são melodias (normalmente arpeggios) cantadas com uma determinada combinação de consoantes, vogais e/ou outros recursos sonoros que envolvam a voz (como vibrações de lábios, de língua, sonoridades chatas, sonoridades bobas, dentre outros estímulos).

Se você nunca fez exercícios de voz talvez já tenha visto alguém cantando algo como um “mi-mi-mi”, “na-na-na” ou vibrando os lábios (como se estivesse brincando de carrinho e fazendo o barulho do motor). Pois bem, isso são vocalizes e cada um (e cada sequência de vocalizes) terá um determinado objetivo.

Os vocalizes, da forma como eu trabalho, nunca são à toa. Sempre há um objetivo para cada exercício e para cada sequência desses. Cada cantor que chega a mim para aulas chega com determinados vícios e/ou debilidades vocais que precisam ser sanadas. E é aí que entram os vocalizes.

Confira os nossos cursos online com diversos exercícios vocais em fullvoice.com.br/cursos/.

Eles servem, exatamente, para conferir condicionamento às pregas vocais e desenvolver determinadas habilidades na voz do cantor. Cada tendência ruim apresentada por um determinado comportamento vocal será “remediada” com vocalizes que ajam contra essa má tendência.

Por exemplo, vozes naturalmente muito soprosas (quando não há patologias envolvidas) podem apresentar uma debilidade no processo de adução (fechamento) das pregas vocais. Exercícios que fortaleçam as pregas vocais e o fechamento glótico são necessários para esse cantor. O contrário também pode acontecer. Vozes muito duras podem apresentar uma hiperatividade no processo fonatório (adução e tensionamento). Exercícios que estimulem sons mais suaves ajudarão muito esse cantor.

É claro que as tendências podem se mover, mudar. Um cantor que cantava muito duro e foi remediado com exercícios de voz suave pode acabar ficando suave demais. E aí é que o bom professor entrará com novos exercícios, movendo o estudante de canto sempre adiante na busca pelo perfeito equilíbrio da voz. Isso faz parte do processo de desenvolvimento vocal pleno.

Além disso, os exercícios também podem apresentar ao cantor estudante um novo panorama sobre a sua própria voz. Muitas vezes o cantor vê que sua voz é estridente demais, por exemplo. E de repente, meio a diversos exercícios durante seu desenvolvimento vocal, uma voz mais arredondada e equilibrada pode aparecer. Isso, então, faz ele perceber novas possibilidades com sua própria voz, explorando o máximo de rendimento que seu instrumento pode lhe oferecer.

Portanto, exercícios vocais nunca podem ser feitos à revelia. Uma análise de cada voz, feita por um professor preparado a entender o processo fonatório como um todo, é necessária para entender quais habilidades necessita cada cantor. Além disso, um bom professor, que entenda do processo pedagógico vocal, saberá sempre lhe explicar para que ele está usando determinado vocalize e sequência de vocalizes, apresentando todos os objetivos de cada aula.

E você que é estudante de canto e técnica vocal, conscientize-se da importância dos vocalizes e treine sua voz. Use-os diariamente sempre a seu favor para lhe dar o máximo de rendimento possível da sua voz. Somente assim você poderá se desenvolver na sua plena capacidade.

Vocalizes para você treinar já!

5 Exercícios para Aquecimento Vocal:

Exercícios Cantar Fácil, Firme e Forte

Existe um Exercício que Aborde Todos os Aspectos do Canto?

Veja mais exercícios vocais em nosso post Os 7 Melhores Exercícios Vocais e Para Que Servem.

Um abraço e até a próxima.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Oferecemos Aulas de Canto Presenciais e Online, Cursos e Treinamentos para Iniciantes, Amadores, Profissionais e Professores de Canto. Uma escola completa para você!

Fernando Zimmermann

Co-fundador do Full Voice Studios e Voice Coach de cantores do Brasil e do mundo, Fernando ajuda cantores e cantoras de todos os estilos a desenvolverem não apenas o máximo potencial vocal, mas também a plenitude artística e pessoal.
>