Fernando Zimmermann10/12/2015 Controle Vocal

Sofrendo com a falta de fôlego ao cantar? Seu ar termina antes da frase? Quanto você acha que precisa apoiar para atingir uma determinada nota aguda? E pra sustentar uma nota por um tempo? Está tudo ok? Ou você acha que precisa aprender melhor a “usar seu diafragma”? Confira nessa série de 4 vídeos algumas dicas

Fernando Zimmermann19/02/2015 Geral

Eis que entre uma aula e outra eu sempre me flagro refletindo muito a respeito do desenvolvimento dos meus alunos, dos alunos do Full Voice Studios e dxs cantorxs em geral que sempre vêm a mim tirar uma dúvida, pedir dicas ou algo do gênero. As perguntas sempre são as mais variadas: “como faço pra cantar

Fernando Zimmermann09/04/2014 Geral

Todos começamos a cantar por algum motivo regido, sobretudo, pela nossa emoção (ou por nossas emoções). Cantar é libertador, é prazeroso, é divertido. Arrisco dizer que, mesmo aos que iniciam despretensiosamente, todos começamos a cantar por uma paixão forte. Já tive alunos e alunas que começaram a cantar só “para ver qual era”, como se diz popularmente.

Fernando Zimmermann27/03/2014 Geral

Todos nós que cantamos estamos (ou deveríamos estar, pelo menos) atentos aos reflexos que acontecem com o/no nosso corpo em decorrência da nossa emissão vocal. Muitas vezes nós professores pedimos aos cantores: “Relaxe o pescoço”; “Solte o maxilar”; “Não é pra franzir a testa”; “Não projete a cabeça pra frente e pra cima”; e outros estímulos. No

Fernando Zimmermann14/03/2014 Geral

O bom de ter a possibilidade de escrever num blog, somando-se à capacidade de devaneios da minha cabeça e meu pensamento “em espiral” (segundo uma professora minha de epistemologia da faculdade), é que toda reflexão acaba se tornando um post que (acredito eu, pelo menos) ser excelente para nós cantores. Dia desses conversava com um

Fernando Zimmermann06/03/2014 Geral

Todos que cantam alimentam expectativas com relação à sua voz. Seja uma expectativa de como gostaria que o som fosse ouvido pela platéia ou até mesmo sobre as sensações que o som traz. Durante as sessões de Voice Coaching, percebo que as expectativas vocais podem ser muito boas ou muito prejudiciais no processo de ensino-aprendizagem

Fernando Zimmermann31/10/2013 Geral

Em aulas é quase de praxe que o clima de descontração e satisfação predomine. Normalmente os resultados dos exercícios (ainda que apenas no âmbito funcional, e não necessariamente musical) costumam entusiasmar professor e aluno e envolver ambos no desenvolvimento vocal. Todavia, sempre temos aquele período (em tudo nessa nossa vida) em que uma baixa auto-estima

Fernando Zimmermann16/10/2013 Geral

Alguns estudantes de canto e técnica vocal se questionam (e me questionam) para que servem os vocalizes. Ou para que serve um determinado exercício, ou até mesmo uma dada sequência de vocalizes (como são chamados os exercícios vocais). Primeiramente vamos descrever os exercícios de voz (para os menos habituados com esse mundo). Os vocalizes são

Fernando Zimmermann09/10/2013 Geral

Esse é o primeiro de uma série de posts que tenho certeza será muito boa para as reflexões vocais tanto de cantores quanto de professores de canto. Espero, realmente, contribuir positivamente no processo de ensino-aprendizagem vocal de muitos. E o tema não poderia ser menos controverso: o famoso APOIO. Nessa série de posts pretendo relatar

Fernando Zimmermann03/10/2013 Geral

O famoso “drive“na voz é aquele “efeito” rasgado que cantores de rock, heavy metal, blues, soul, e até mesmo de pop e teatro musical, usam para dar uma intenção agressiva ou “rouca” à voz, agregando mais textura e variedade de timbre. Neste post eu não pretendo dar diretrizes técnicas ou caminhos sobre como você pode